Tea Time
- domhofbrenda
- 13 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Quem convive comigo sabe que todas as manhãs eu saio de casa com uma garrafa de 750ml cheia de chá e que gosto de tomar uma xícara de chá de camomila antes de dormir; no verão e no inverno, os chás fazem parte da minha rotina.

Matheus sempre fala que chá é bebida pra gente doente, mas eu prefiro pensar que os chás ajudam a evitar que se fique doente!
O chá surgiu na China há cerca de 5.000 anos e é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. A partir de 1560 essa técnica começou a viajar com os navegadores, chegando primeiro em Portugal e depois conquistando o mundo.
Em alguns países essa bebida faz parte da cultura do povo, como é o caso do “chá das cinco” na Inglaterra e do Chimarrão no Sul do Brasil.

Existem diversos tipos de ervas que podem ser utilizadas para fazer chá, cada uma com suas características e benefícios:
CHÁ VERDE É o “chá do momento”; fornece benefícios como desintoxicante, fortalecedor do sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol, combate cáries e é termogênico (1).
CHÁ DE HIBISCO Famoso por seu efeito diurético, segundo estudo publicado no Journal of Nutrition este chá também ajuda a baixar a pressão arterial; outros estudos demonstraram seu potencial no controle dos níveis de colesterol (2) e na capacidade de minimizar a adipogêne (3) (produção de células de gordura).
CHÁ DE CAMOMILA É o “chá de dormir”; possui efeitos calmantes e auxilia no combate a ansiedade e insônia. Gosto muito do chá de camomila, baunilha e mel da Dr. Oetker !
CHÁ DE HORTELÃ Possui efeitos digestivos, é ótimo se consumido após as principais refeições. Também é muito gostoso se tomado gelado, no verão, pois seu sabor é extremamente refrescante.
Além desses existem diversos outros, além das combinações feitas pelas diversas marcas presentes no mercado hoje; os chás “de saquinho” vendidos nos supermercados são muito práticos, porém algumas propriedades das ervas são perdidas nesse processo, por isso, sempre que possível, prepare os chás a partir da infusão das folhas desidratadas!
Esquente uma chaleira de água, prepare um gostoso chá e aproveite esse friozinho que chegou :D

(1) http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13729-compare-os-nutrientes-e-os-beneficios-de-14-chas/8
(2) Journal of Alternative and Complementary Medicine
(3) Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia
Comments