top of page

Tea Time

  • domhofbrenda
  • 13 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Quem convive comigo sabe que todas as manhãs eu saio de casa com uma garrafa de 750ml cheia de chá e que gosto de tomar uma xícara de chá de camomila antes de dormir; no verão e no inverno, os chás fazem parte da minha rotina.

Matheus sempre fala que chá é bebida pra gente doente, mas eu prefiro pensar que os chás ajudam a evitar que se fique doente!

O chá surgiu na China há cerca de 5.000 anos e é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. A partir de 1560 essa técnica começou a viajar com os navegadores, chegando primeiro em Portugal e depois conquistando o mundo.

Em alguns países essa bebida faz parte da cultura do povo, como é o caso do “chá das cinco” na Inglaterra e do Chimarrão no Sul do Brasil.

Existem diversos tipos de ervas que podem ser utilizadas para fazer chá, cada uma com suas características e benefícios:

CHÁ VERDE É o “chá do momento”; fornece benefícios como desintoxicante, fortalecedor do sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol, combate cáries e é termogênico (1).

CHÁ DE HIBISCO Famoso por seu efeito diurético, segundo estudo publicado no Journal of Nutrition este chá também ajuda a baixar a pressão arterial; outros estudos demonstraram seu potencial no controle dos níveis de colesterol (2) e na capacidade de minimizar a adipogêne (3) (produção de células de gordura).

CHÁ DE CAMOMILA É o “chá de dormir”; possui efeitos calmantes e auxilia no combate a ansiedade e insônia. Gosto muito do chá de camomila, baunilha e mel da Dr. Oetker !

CHÁ DE HORTELÃ Possui efeitos digestivos, é ótimo se consumido após as principais refeições. Também é muito gostoso se tomado gelado, no verão, pois seu sabor é extremamente refrescante.

Além desses existem diversos outros, além das combinações feitas pelas diversas marcas presentes no mercado hoje; os chás “de saquinho” vendidos nos supermercados são muito práticos, porém algumas propriedades das ervas são perdidas nesse processo, por isso, sempre que possível, prepare os chás a partir da infusão das folhas desidratadas!

Esquente uma chaleira de água, prepare um gostoso chá e aproveite esse friozinho que chegou :D

(1) http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13729-compare-os-nutrientes-e-os-beneficios-de-14-chas/8

(2) Journal of Alternative and Complementary Medicine

(3) Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia


Comments


Brenda Domhof

Bióloga, apaixonada pelo Matheus, amante de esportes, curiosa por finanças, com TOC por organização!

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page