top of page

Kefir

  • domhofbrenda
  • 13 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Vamos começar com as apresentações: Kefir, um conjunto de microrganismos que podem mudar a sua vida!

O Kefir é uma colônia de mais de 35 tipos de microrganismos, entre eles bactérias e leveduras, que fermentam o leite, produzindo uma espécie de iogurte. Esse “iogurte de Kefir” é diferente dos iogurtes convencionais por conter uma diversidade e quantidade MUITO maior de probióticos!

Você deve estar se perguntando: “e como isso vai mudar a minha vida?”.

Bom, probióticos são bactérias do bem; elas naturalmente colonizam nosso intestino, desde que nascemos, e ajudam no processo de digestão e absorção de nutrientes, na nossa imunidade e na regulação do funcionamento do intestino.

O primeiro benefício já temos aqui, por que não existe gente feliz (e nem saudável) com o intestino desregulado! Depois temos a melhora na imunidade e na absorção de nutrientes.

Além disso, o Kefir é uma ótima fonte de nutrientes: em 175ml temos 6g de Proteína, 20% da necessidade diária de cálcio, 20% da necessidade diária de fósforo, 19% da necessidade diária de vitamina B2, 14% da necessidade diária de vitamina B12, 5% da necessidade diária de Magnésio, e uma boa quantidade de Vitamina D(*).

O Kefir contém o probiótico Lactobacillus kefiri, e o kefiran, um tipo de carboidrato, ambos exclusivos dessa cultura, que podem inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, Helicobacter Pylori, e E. coli; ou seja, possui propriedades antibacterianas (*).

Além disso, o Kefir feito a partir de produtos lácteos integrais não é apenas fonte de cálcio, mas também de vitamina K2, que desempenha um papel central no metabolismo do cálcio, aumentando sua absorção. Ao fazer uso de Kefir com frequência pode-se reduzir o risco de fraturas ósseas em até 81% (*).

Existem também alguns estudos que mostram o Kefir como um potente aliado contra asma, alergia, problemas digestivos e até câncer.

O sabor do Kefir é um pouco mais ácido do que os iogurtes convencionais... Eu, por exemplo, não gosto de tomá-lo puro; mas uma vitamina de Kefir, banana e frutas vermelhas está entre as minhas bebidas favoritas!!

Se você se interessou por esses “bichinhos” maravilhosos, saiba que eles não estão à venda; para conseguir uma “muda” de Kefir você precisa ganhá-la de alguém! Essa colônia, com o passar do tempo, vai crescendo, então não é muito difícil encontrar alguém que esteja doando; existe, inclusive, um cadastro online de doadores, divididos por cidade [ http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil#!querodoacao/mainPage ].

(*) FONTE: https://authoritynutrition.com/9-health-benefits-of-kefir/


Comentários


Brenda Domhof

Bióloga, apaixonada pelo Matheus, amante de esportes, curiosa por finanças, com TOC por organização!

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page