EMAGRECIMENTO - Parte 1
- domhofbrenda
- 11 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Semana passada ouvi uma pessoa reclamado: “já cortei o pão e estou caminhando, mas não emagreço” e parei pra pensar nisso...
Emagrecer, na teoria, é muito simples: basta gastar mais do que se consome! Mas na prática, muitas dificuldades aparecem. Consumir pouco é difícil, e dependendo da qualidade do que se consome, não é o suficiente; gastar muito depende de esforço e disciplina, o que também não é moleza. Mas estou aqui pra tentar ajudar com algumas dicas e truques!
Tenha em mente que emagrecimento é 70% alimentação e 30% atividade física. Sabendo disso, priorize uma reeducação alimentar e uma consciência nutricional. Isso quer dizer que você precisa consumir alimentos na quantidade correta, com qualidade suficiente e na hora certa.

Na minha opinião, o primeiro passo é começar a registrar suas refeições e os horários. Pegue um caderninho ou um aplicativo (MyFitnessPal é um bom) e registre absolutamente tudo o que você comer e beber, e os horários.
Depois de duas semanas registrando tudo, faça uma avaliação e tente descobrir onde você está pecando; se é no açúcar do cafezinho, na sobremesa depois do almoço, no excesso de comida dos finais de semana, etc.
O segundo passo é se policiar em relação à ingestão de água. É muuuito importante que você beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. E é água mesmo, não vale suco ou refrigerante! Ande com uma garrafa sempre com você, e adicione frutas e ervas (limão, abacaxi, hortelã, etc) se isso te agradar. A única coisa que pode substituir a água é o chá, mas tem que ser sem açúcar! Aproveite de seus benefícios, que eu já listei aqui.
O terceiro passo é melhorar a qualidade das suas refeições. Adicione proteínas de qualidade (ovos inteiros, peito de frango, carnes magras, brócolis, espinafre, grão de bico, soja, ervilha), muitas fibras (vegetais crus, legumes e frutas), carboidratos de baixo índice glicêmico (batata doce, arroz integral, macarrão integral, inhame) e gorduras boas (castanhas, abacate, óleo de coco). Fuja de frituras, refrigerantes, açúcar e adoçantes artificiais, e sódio (não é só o sal, leia os rótulos!!).

O quarto passo é comer na hora certa. Evite fazer 3 refeições grandes, prefira 5 ou 6 refeições menores. Procure comer a cada 3 horas, sem aumentar muito esse tempo e nem ficar beliscando entre uma refeição e outra. Isso vai acelerar seu metabolismo!
O quinto passo é comer a coisa certa, na hora certa. Os carboidratos nos dão energia (e se você não usar essa energia, ela vai ser armazenada em forma de gordura), então prefira consumi-los quando precisar de energia, ou seja, no café da manhã e almoço. Evite consumi-los na última refeição do dia. Proteínas e Fibras estão liberadas em todas as refeições.
Estes são, na minha opinião, os passos mais importantes para melhorar a sua alimentação e, assim, começar o seu processo de emagrecimento. Se você quiser acelerar esse processo é interessante adicionar a atividade física à sua rotina, e é sobre isso que vamos conversar na semana que vem!
Comentários