Controle Financeiro
- 16 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Se controlar numa ida ao shopping, pesquisar preços antes de comprar, esperar promoções, etc, são ótimas maneiras de economizar dinheiro, mas de nada adianta economizar, se você não controlar suas finanças por completo. Isso significa saber exatamente para onde vai cada centavo do seu salário, quanto sobrou e o que fazer com esse dinheiro, todos os meses. Parece muito complicado? Mas é de extrema importância se você se preocupa com o futuro (realização de sonhos e aposentadoria, também, claro!), e eu vou te dar algumas dicas!

1) BAIXE O APP “MOBILLS”
É um aplicativo gratuito para controle de entradas e saídas de dinheiro. Você pode criar categorias, e separar se o gasto ou receita foi no cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Esse app ainda agrupa os gastos de uma mesma categoria no final do mês, te avisa quando o gasto for muito acima do que a média de gasto daquela categoria, e permite que você cadastre um valor máximo de gastos por mês (orçamento), e te mostra quantos % desse valor você já gastou.
2) CRIE UMA PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Calma, você não precisa ser expert em finanças/matemática/economia. Eu sou bióloga e consigo, haha Faça uma planilha com duas colunas para cada mês, e uma linha para cada tipo de gasto (ex: aluguel, luz, internet, supermercado, restaurante, cursos, médico, farmácia, combustível, impostos, taxas bancárias, etc). Na primeira coluna de Janeiro, por exemplo, você vai fazer um orçamento do mês, ou seja, definir um limite de gastos para cada categoria. No começo vai ser difícil, por que você ainda não tem muita noção de quanto gasta em cada coisa, por mês. Por isso a importância de anotar os gastos e coloca-los numa planilha, assim, a cada mês que passa, você tem mais confiança pra acertar no orçamento! Na segunda coluna de Janeiro, você vai colocar os gastos reais, que o aplicativo somou pra cada categoria pra você.
Vou deixar aqui, um modelo de planilha. Fique à vontade para personalizar de acordo com os seus gastos e gostos!
3) ESCREVA SUAS METAS
Por mais bobo que isso pareça, ter claro na mente quais são os seus objetivos e sonhos vai te ajudar a pensar duas vezes antes de gastar com algo desnecessário. Por exemplo: eu preciso mesmo dessa roupa nova? Não? Então é melhor guardar pra viagem que quero fazer ano que vem!
Outra coisa interessante sobre ter muito bem definido suas metas, é poder calcular o valor delas e traçar um plano de quanto dinheiro guardar, por mês, pra atingir essa meta na data esperada.
Por hoje é isso, espero que gostem e que ajude!
Bom final de semana,
Comments