A Dieta da Mente
- domhofbrenda
- 26 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Um belo dia, em Dezembro de 2016, li um trecho do livro “A Dieta da Mente” no facebook de alguém, e aquilo me despertou MUITO interesse. Rapidamente acessei o www.lelivros.black e baixei esse livro.

Estava nos últimos meses da graduação, cheia de provas, trabalhos e TCC pra terminar. Então a leitura foi devagar; mas à cada página, eu ficava mais fascinada e intrigada com aquelas informações. Recomendo fortemente que você leia esse livro inteirinho, mas vou contar um pouco do que você vai encontrar nele:
O autor do livro é um neurologista americano, que passou muitos anos estudando as “doenças da mente”, desde enxaqueca, transtorno de atenção e depressão, até o autismo, e o Alzheimer. E ele relata diversas pesquisas científicas sobre o assunto e casos reais de seus pacientes que mudaram de vida com mudanças na dieta.
Dois dos principais pontos desse livro são:
GORDURA
GLÚTEN
São assuntos muito falados na mídia e até nas redes sociais; mas não do jeito que ele aborda.
Ele mostra a verdadeira história por trás de uma pesquisa científica da década de 1950, de Ancel Keys, que concluiu que gordura saturada causava doença cardíaca. Essa conclusão é, na verdade, uma “fantasia” científica! Os dados da pesquisa foram omitidos, pois o que ela mostra, na realidade, é que não há relação de causa de efeito entre consumo de gordura saturada e risco cardíaco! Porém, por questão de ego e, claro, de interesse da grande indústria alimentícia, a gordura foi condenada como vilã. [leia mais sobre isso aqui.
E as consequências de uma dieta pobre em gorduras naturais (entenda, óleo vegetal – de soja, milho e canola – não é natural! Você não consegue extrair esse óleo, em casa! É necessário um extenso processo químico para que isso aconteça! Ao contrário do coco que, por mais trabalhoso que seja, é possível extrair seu óleo em casa, sem agentes químicos e reações controladas!) são desastrosas para a população mundial! Os números de casos de doenças mentais na população ocidental, desde que a gordura foi condenada e a indústria começou a produzir todo tipo de alimento desnatado, light, zero colesterol, etc, aumentaram exponencialmente!
Além disso, a relação entre maior consumo de gordura e níveis de colesterol elevados, não é verdadeira! Eu explico! 70% do colesterol medido no exame de sangue, é produzido pelo seu fígado - não é proveniente da gordura da alimentação! Quando você se alimenta com açúcar (carboidratos), seu fígado pega esse açúcar e transforma em gordura – o chamado colesterol ruim e triglicerídeos. Por isso, não faz sentido diminuir a ingestão de gordura para reduzir o colesterol!!
E sobre o glúten, o autor descreve MUITO bem, com diversas pesquisas científicas, o efeito dessa proteína no corpo humano. Mesmo quem não é celíaco (alérgico ao glúten) tem enormes chances de apresentar algum grau de intolerância, pois o glúten é altamente inflamatório, e a inflamação é a raiz de praticamente todas as doenças – da mente principalmente!
Ele relata casos de pacientes com esclerose múltipla, autismo e demência, que tiveram melhoras consideráveis depois de retirar o glúten da dieta.
Faça o teste! Evite glúten, açúcar, industrializados e carboidratos, por 21 dias! Eu te garanto que você vai SENTIR a diferença, na balança, na saúde e na disposição!
Se você se interessou por esse assunto e quer saber mais à respeito para poder cuidar da saúde – sua e das pessoas à sua volta – leia esse livro e comece a acompanhar o Dr. Barakat nas redes sociais (Instagram e Snap).
E tenha em mente: toda mudança começa no desejo de mudar! Depende só de você!
Uma ótima semana,
Comments